Bonsai - Dragaosai
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bonsai - Dragaosai

Dragaosai - Award - Concurso Virtual de Bonsai
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pequeno Alecrim

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
GoncaloReis

GoncaloReis


Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/06/2009
Idade : 36
Localização : Leiria

Pequeno Alecrim Empty
MensagemAssunto: Pequeno Alecrim   Pequeno Alecrim Icon_minitimeSáb Jun 20 2009, 17:53

Saudações!!!

Antes de mais desejo o maior sucesso a este Fórum e um agradecimento expecial ao Dragaosai pela iniciativa.

Neste tópico gostava de dar a conhecer um alicrim que tenho e pedir informações acerca do estilo que terei de optar.

No passado mês de Janeiro, num passeio, descobri este pequeno alecrim que me despertou interesse para bonsai. Pensei que tivesse potencial e agora estou a começar a estudar formas de o “ajudar” a definir-se melhor com o que eu acho que é um bonsai.

Primeiro que tudo vou dar-vos uma ideia de como ele é:
Pequeno Alecrim Bonsai01.th

Um plano do nebari:
Pequeno Alecrim Bonsai03.th

Um plano da copa:
Pequeno Alecrim Bonsai02.th

Como podem ver, no que diz respeito às ideias e “regras” de um bonsai, não deveríamos ter 2 ramos vivos a cruzarem-se como estes dois estão. O problema é que para que esta copa seja feita de uma forma triangular, preciso de ambos os ramos. O do lado direito, dá-me a folhagem que está à esquerda, a profundidade e um pouco da altura da copa. O ramos que sai do tronco principal pelo lado esquerdo dá-me a folhagem que está no lado direito e também o ápice.

Como podem ver vou necessitar de ambos.

Depois de muito pensar cheguei a uma conclusão… porque não deixar os dois e tentar com alguma madeira morta fazer passar a sensação de que um dos ramos está morto…

Este foi o que pensei:
Pequeno Alecrim Virtualw.th

A coloração branca é possivelmente madeira morta que farei para dar a sensação de que p ramo está morto (mas não estará); o verde a silhueta da copa quando a árvore estiver pronta e o vermelho a incidência do vento na árvore.

Como o ramo que sai do tronco pelo lado esquerdo, tem madeira morta (quando se dirige para o ápice) posso com facilidade dar a ideia de que todo o ramo está morto e apenas deixar um pedaço de ramo vivo para pode aproveitar a folhagem do lado direito da árvore. Penso que assim vou conseguir aproveitar toda a estrutura da árvore e evitar erros de estética associados aos ideais do bonsai.

O que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
dragaosai




Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/06/2009

Pequeno Alecrim Empty
MensagemAssunto: Re: Pequeno Alecrim   Pequeno Alecrim Icon_minitimeDom Jun 28 2009, 22:03

Olá Gonçalo,

A tua ideia parece-me bem e é bem verdade que a madeira morta vai aligeirar a massa verde, pois sendo um literati não precisa de tanta massa verde.Quando o transplantares para um vaso acho que o devias inclinar mais.
Quando fizeres a intervenção da madeira morta volta a mostrar-nos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Pequeno Alecrim
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Bonsai - Dragaosai :: Fórum Bonsai :: FUTURE BONSAI-
Ir para: